manometria
Araxá, 11 de Agosto de 2013
Campo elétrico
O campo elétrico é o campo de força provocado pela ação de cargas elétricas, (elétrons, prótons ou íons) ou por um sistema delas. Cargas elétricas num campo elétrico estão sujeitas e provocam forças elétricas.
A fórmula para se calcular a intensidade de um campo elétrico (E) é dada pela relação entre a força elétrica (F) e a carga de prova (q):
E = F/Q
E as unidades de campo elétrico se dão em:
|E|=|F|/|Q|
F= Newton’s
C=Coulombs
Vale notar que um campo elétrico só pode ser detectado a partir da interação do mesmo com uma carga de prova. Caso não haja interação com a carga, podemos dizer que o campo não existe naquele local.
Quando o campo elétrico é criado em uma carga positiva ele, por convenção, terá um sentido de afastamento.
Quando o campo elétrico é criado em uma carga negativa ele, por convenção, terá um sentido de aproximação.
Campo Magnético
Campo magnético é uma região do espaço onde se manifesta o magnetismo, através das chamadas ações magnéticas. Estas ações verificam-se à distância e apenas algumas substâncias são influenciadas pelo campo magnético.
Chama-se íman a um objeto com propriedades magnéticas.
Verifica-se que um íman possui duas zonas distintas, que se chamam polos magnéticos. Designam-se por polos Norte e polo Sul. Se aproximarmos polos do mesmo nome, eles repelem-se. Se forem de nomes contrários, atraem-se.
Campos magnéticos cercam materiais em correntes elétricas e são detectados pela força que exercem sobre outros materiais magnéticos e cargas elétricas em movimento. O campo magnético em qualquer lugar possui tanto uma direção quanto uma magnitude (ou força), por tanto é um campo vetorial. Um campo magnético variável gera um campo elétrico e um campo elétrico variável resulta em um campo magnético