MANOMETRIA
APLICAÇÕES DA MANOMETRIA Á ENGENHARIA, PIEZÔMETROS, TUBOS EM U, MANÔMETROS DIFERENCIAIS, MANÔMETROS INDUSTRIAIS
Goiânia
2015
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS
APLICAÇÕES DA MANOMETRIA Á ENGENHARIA, PIEZÔMETROS, TUBOS EM U, MANÔMETROS DIFERENCIAIS, MANÔMETROS INDUSTRIAIS
Goiânia
2015
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 4
APLICAÇÕES DA MANOMETRIA À ENGENHARIA 5
MANOMETRIA 5
CLASSIFICAÇÃO DE MANÔMETROS 7
CONCLUSÃO 12
REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA 13
INTRODUÇÃO
A mecânica dos fluidos é o ramo da mecânica que estuda o comportamento físico dos fluidos e suas propriedades. Os aspectos teóricos e práticos da mecânica dos fluidos são de fundamental importância para a solução de diversos problemas encontrados habitualmente na engenharia, sendo suas principais aplicações destinadas ao estudo de escoamentos de líquidos e gases, máquinas hidráulicas, aplicações de pneumática e hidráulica industrial, sistemas de ventilação e ar condicionado além de diversas aplicações na área de aerodinâmica voltada para a indústria aeroespacial.
Aplicações da Manometria à Engenharia
1.1. Manometria
A manometria, estuda os diversos tipos de manômetros existentes e possíveis. Através destes instrumentos, podemos determinar as pressões efetivas existentes em sistema de fluidos, em função da altura da coluna líquida formada no sistema.
Como já dito, existem diversos tipos de manômetros, cada um como uma aplicação determinada e com seu próprio funcionamento. Podemos citar:
Manômetros utilitários: Recomendo para compressores de ar, equipamentos pneumáticos, linhas de ar, de gases, de líquidos e instalações em geral.
Manômetros industriais: São manômetros de construção robusta, com mecanismo reforçado e recursos para ajuste. São aplicados como componentes de quase todos os tipos de equipamentos industriais.
Manômetros herméticos ou com glicerina: São manômetros de