Manometria
Prof. Renato Consul 1. Para o esquema apresentado na figura, calcule a leitura do manômetro na marca H. [pic]
2. Qual é a pressão no duto de água mostrado na figura.
[pic] 3. Determine a diferença de pressão entre o duto de água e o duto de óleo mostrado na figura.
4. Qual é a pressão no duto de óleo mostrado na figura, se a pressão no tubo de água for de 15 kPa.
5. Para o tanque mostrado na figura, determine a leitura da pressão no registro se a pressão de calibragem for de: H = 2m e h = 10 cm.
6. Determine a pressão no tubo de água mostrado na figura.
7. Estime a pressão no cano de água mostrado na figura. O manômetro é aberto na atmosfera.
8. Qual a pressão manométrica dentro de uma tubulação onde circula ar se o desnível do nível do mercúrio observado no manômetro de coluna é de 4 mm? Sendo: ρhg = 13600 kg/m3 e aceleração gravitacional g = 9,81 m/s2
9. Para a montagem da figura, encontre a diferença de pressão entre a tubulação de óleo e a tubulação de água. Falta o desenho.
10. O conduto da figura transporta água (γ = 1000 kgf/m3). Ao conduto junta-se um tubo em U, cujo líquido manométrico é o mercúrio (δ = 13,6). Calcular a pressão efetiva, em kgf/cm2 no ponto B.
11. Os reservatórios fechados R e S, contém, respectivamente, água e um líquido de peso específico γs. Sabe-se que: PR = 1,1 kgf/cm2; PS = 0,8 kgf/cm2. Calcular γs.
12. Em R, a pressão efetiva é de -960 kgf/m2, sendo δE = 1,4 a densidade relativa do líquido E. Determinar a densidade relativa do líquido F. Despreze o peso de ar entre A e C.
13. No recipiente fechado da figura, há água, óleo (γo = 895 kgf/m3) e ar. Para os pontos B, C e D, obter as respectivas pressões em mca. [pic]