Manometria E Vazao
1.1 Manômetria
Manômetros são instrumentos utilizados para medir a pressão efetiva (pressão devida a uma coluna líquida) de um corpo.
Pabs= P+ Patm
P= Pressão efetiva, manométrica ou piezométrica (medida através de manômetros ou piezômetros).
Patm= Pressão atmosférica local (medida através de barômetros, de mercúrio ou aneroide)
Sistema de Unidades:
Grandeza
ST
Sistema Técnico
Pressão
Pa
Kgf/m²
Vazão
M³/s
M³/s
1.2 Teorema de Stevin É a Lei Fundamental da Hidrostática, a qual relaciona a variação das pressões atmosféricas e dos líquidos. Assim, o Teorema de Stevin determina a variação da pressão hidrostática que ocorre nos fluidos, sendo descrito pelo enunciado:
“A diferença entre as pressões de dois pontos de um fluido em equilíbrio (repouso) é igual ao produto entre a densidade do fluido, a aceleração da gravidade e a diferença entre as profundidades dos pontos.”
Dessa forma, o Teorema de Stevin é representado pela seguinte expressão:
∆P = γ ⋅ ∆h ou ∆P = d.g. ∆h
Onde,
∆P= (γhg- γh20) ∆H Variação da pressão hidrostática (Pa)
Phg=13600 kgf/m³ ; Ph2o=1000 kgf/m³ γ: peso específico do fluido (N/m3); d: densidade (Kg/m3); g: aceleração da gravidade (m/s2); ∆h: variação da altura da coluna de líquido (m).
1.3 Vazão volumétrica
É definida como sendo a quantidade em volume que escoa através de certa secção em um intervalo de tempo considerado, ou seja, relação entre o volume e o tempo sendo assim a vazão representa com qual um volume escoa. As unidades volumétricas mais comuns são: m³/s, m³/h, l/h, l/min. Dada pela expressão:
Qv= v/t (V=volume; T=tempo) V=d/a (d=distancia; a= área)
1.4 Vazão Mássica
É a quantidade em massa de um fluido que atravessa uma determinada seção de escoamento por unidade de tempo. Dada pela expressão:
Qm= m/t (m=massa; t=tempo)
Qm= ∆.Qv
1.5 Vazão em Peso
É a quantidade em peso de um fluido que atravessa uma determinada seção de escoamento por unidade de tempo, dada pela expressão:
Qp= p/t (p=peso