Manometria e viscosidade
2 Objetivo
Determinar a diferença de pressão no local empregando-se como fluido água, álccol e óleo e determinar a incerteza e obtenção da vazão volumétrica da água.
Procedimento experimental
1 Para determinar a pressão de entrada
Inicialmente verificar o Manômetro em “U” contendo em seu interior a água, através de uma simples observação, pois nenhuma força externa deve atuar no sistema, Observar em ambos os tubos o nível (menisco) do fluido em questão, através das graduações do manômetro.
[pic]
Figura 1: Valores de H1 e H2 antes da pressão ser aplicada no Manômetro em “U"
Seguindo com o experimento, introduzir na parte de traz do manômetro, uma mangueira conectada a bomba de ar. Após esta ser ligada, deve ocorrer um desnivelamento da água entre os dois tubos, devido à pressão aplicada na entrada do aparelho. A partir disso, coletar as novas medidas do nível (menisco) até o zero das escalas determinadas no passo anterior, conforme figura 2 e anotar estes valores. [pic]
Figura 2: Valores de H1’ e H2’ após a pressão ser aplicada no Manômetro em “U”
Finalizando a primeira etapa, aplicar este procedimento para os demais fluidos. Completando o procedimento experimental, Ir até o laboratório ao lado para realizar as pesagens dos líquidos, com intuito de determinar a massa de cada elemento em estudo. Para isso, pesar a proveta vazia e anotar sua massa. Na seqüência, colocarr e ar o um determinado volume de água na mesma e levar até a balança analítica, para que seja novamente pesada. Após a leitura do valor obtido, anotar e realizar esta etapa para os outros dois fluidos em estudo.
Materiais
-Balança de semi-precisão (0,00g)
-Becker graduado para água (1ml)
-Becker graduado para óleo (0,1ml)
-Becker graduado para álcool (1ml)
-Manometro em “U” (escala: 1mm)
-Becker (50ml)
-Cronômetro (centésimo de segundo)
1 Vazão volumétrica