Sfdfs
1 -Determinar a pressão manométrica em A, devido a deflexão do mercúrio do manômetro em “U” da figura abaixo.
2-De acordo com a figura e os dados abaixo pede-se:
a) Determinar a diferença de pressão entre A e B em kgf/cm2;
b) Se a pressão em B = 0,75 kgf/cm2 , qual será a pressão em A ?
3-Os recipientes A e B da figura que contém água sob pressão de 3 kgf/cm2 e 1,5 kgf/cm2 respectivamente. Qual será a deflexão do mercúrio (h) no manômetro diferencial?
4- Duas canalizações estão dando escoamento à água sob pressão (condutos forçados). Deseja-se determinar a diferença de pressão entre duas seções A e B das duas canalizações, empregando-se o manômetro diferencial de mercúrio. Sabe-se que o centro das duas seções apresenta uma diferença de nível de 8,70 m e que a deflexão do mercúrio é de 0,88 m.
5 - O tubo A contém óleo ( d = 0,8 ) e o tubo B, água. Calcular as pressões em A e B para as indicações do manômetro.
6 - Um óleo (g = 880 kgf/m3) passa pelo conduto da figura abaixo. Um manômetro de mercúrio, ligado ao conduto, apresenta a deflexão indicada. A pressão efetiva em M é de 2 kgf/cm2. Obter h.
7- Um óleo com peso específico = 980 kgf/m3 é transportado, verticalmente, de B para C (figura abaixo). Calcular a diferença de pressão entre os pontos B e C.
8. Determine qual será a altura máxima h que a água poderá atingir no interior do reservatório mostrado na figura a seguir para que a comporta se mantenha fechada, sabendo-se que existe uma força aplicada na comporta como indicada na figura.
9. Uma placa considerada infinita é movimentada paralelamente a uma superfície horizontal conforme á apresentado no desenho a seguir. Para um espaçamento D igual a 0,5 mm entre a placa e a superfície existe um líquido cuja viscosidade = 7,2 . 10-3 poise. Sendo a velocidade da placa igual a 0,5 m/s, determinar a tensão de cisalhamento na face inferior da placa.
10. Um tanque cilíndrico de diâmetro 600 mm e 80