Manografia
Resultante de uma pesquisa científica, uma monografia em sentido mais estrito é um texto de primeira mão que traz a identificação, o posicionamento, o tratamento e o fechamento de um tema ou problema, permitindo um aprofundamento de estudo. A monografia deve ser fundamentada na organização e na interpretação analítica dos dados, de acordo com objetivos previamente estabelecidos. Esses dados podem ser constituídos de verdades aceitas pelas ciências, de argumentos de autores que sejam autoridades no assunto abordado, de ilustrações, de testemunhos e, inclusive, até da própria experiência coerente de quem está fazendo a pesquisa. A monografia escolar (lato sensu), trabalho de caráter didático, apresentado ao final de um curso específico, elaboradas por alunos iniciantes na autêntica monografia, também chamados trabalhos de média divulgação, porque são baseados em dados de segunda mão.
2 ESTRUTURA
A estrutura de trabalhos acadêmicos como trabalho de conclusão de curso (TCC), Trabalho de graduação interdisciplinar (TGI), trabalho de conclusão de curso de especialização e/ou aperfeiçoamento e outros: são documentos que representam os resultados de estudo, devendo expressar conhecimento do assunto escolhido, que deve ser obrigatoriamente emanado da disciplina, módulo, estudo independente, curso, programa e outros ministrados, e deve ser feito sob a coordenação de um orientador. Já as dissertações (mestrado) e teses (doutorado) são feitos sob a coordenação de um orientador (Doutor) e visa à obtenção do título de doutor ou similar. Para qualquer um dos trabalhos citados acima a estrutura é: elementos pré-textuais, elementos textuais e elementos pós-textuais.
2.1 Elementos pré-textuais
a) capa (obrigatório) b) lombada (opcional) c) folha de rosto (obrigatório) d) errata (opcional) e) folha de aprovação (obrigatório) f) dedicatória (opcional) g) agradecimento (opcional) h) epígrafe (opcional) i)