Comunicação e expressão
Transdução sensorial é o processo pelo qual o estímulo do ambiente (Luz, compostos químicos) ativo um receptor e é convertido em energia elétrica.
Campos Receptivos: Define a área do corpo que, quando estimulada, produz alteração da frequência da descarga de um neurônio sensorial. Os campos receptivos variam de tamanho. Quanto menor for o campo receptivo, mais precisamente será localizada, ou identificada, a sensação.
/index.php?option=com_content&view=article&id=174&Itemid=90[->0]
Sistema Nervoso - Vias da dor
A dor é reconhecida como uma experiência emocional complexa que, em oposição às demais formas de sensação (que em geral são neutras do ponto de vista afetivo), apresentam sempre um caráter aversivo, desagradável e intenso componente afetivo de sofrimento que constitui sua característica fundamental. Assim, ela não é uma sensação única produzida por um estímulo específico. A extraordinária plasticidade da dor humana sugere que mecanismos neurais devem existir para modular a transmissão na via primária da dor ou modificar a reação emocional do organismo à dor.
No Sistema Nervoso os dois tipos de atividade moduladora ocorrem. A dor pode ser alterada por drogas, acupuntura e cirurgia, mas também pode ser alterada pelo trabalho de parto, medo do dentista, estresse, hipnose e muitas outras formas de estimulação e rituais.
A dor afeta pelo menos 30 % dos indivíduos durante algum momento da sua vida e, em 10 a 40% deles, tem duração superior a um dia. Constitui a causa principal de sofrimento, incapacitação para o trabalho e ocasiona graves conseqüências psicossociais e econômicas. Muitos dias de trabalho podem ser perdidos por aproximadamente 40% dos indivíduos. Não existem dados estatísticos oficiais sobre a dor no Brasil, mas a sua ocorrência tem aumentado substancialmente nos últimos anos. A incidência da dor crônica no mundo oscila entre 7 e 40% da população e, como conseqüência da mesma, cerca de