Manografia
O JIT proporciona algumas vantagens competitivas que segundo Lubben, (1989) é respaldada em três idéias básicas:
Integração e otimização: eliminar tudo aquilo que não agrega valor ao produto e não é necessário, como: inspeção, retrabalho e estoque.
Melhoria continua (Kaizen): desenvolver sistemas que proporcionem e incentivem a busca pela perfeição.
Entender o cliente: atender as necessidades do cliente através dos requisitos de qualidade do produto, prazo de entrega e custo.
O principal objetivo do JIT é a melhoria do processo produtivo, através de mecanismos de redução de desperdícios e estoques, que no enfoque tradicional são mantidos pelas empresas. Geralmente as organizações armazenam os estoques de produtos acabados a fim de alinhar o momento entre a solicitação de um pedido (demanda) e a sua disponibilidade no mercado (oferta). Os estoques de produtos em processo e de matéria prima são mantidos a fim de evitar descontinuidades durante o processamento dos produtos, que podem ocorrer devido a problemas no processo produtivo, que segundo
Gianesi e Corrêa (1993) se classificam em três grandes grupos:
Problemas de qualidade: ocorrência de defeitos, gerando refugos inesperadamente.
Com os estoques colocados entre os estágios a produção fica garantida por algum tempo, permanecendo ininterrupta, proporcionando uma independência entre os estágios produtivos. Generated by Foxit PDF Creator © Foxit Software http://www.foxitsoftware.com For evaluation only.
6
Problemas de quebra de máquina: caso uma máquina pare por problemas de manutenção, o processo subseqüente também pararia instantaneamente, entretanto, com os estoques entre os processos, o estágio posterior permanece produzindo por algum tempo, gerando assim a independência entre os estágios também.
Problemas de preparação de máquina (set up): na maioria dos casos em que são processados mais de um componente em uma mesma