Manipulação dos meios de comunicação
Estes veículos de comunicação de massa podem ser usados tanto para fornecer informações úteis e importantes para a população, como para alienar, determinar um modo de pensar, induzindo certos comportamentos e aquisição de certos produtos, por exemplo. No entanto são culminar de diversas evoluções que permitiram que sejam como nós os conhecemos.
A determinação do Homem em atingir a perfeição levou o Homem a aprofundar os seus conhecimentos na área da comunicação e dos equipamentos técnicos. Assim desde os primórdios o Homem não suspendeu o desenvolvimento das tecnologias de informação.
Nos primórdios a necessidade de comunicação, já era sentida pelo Homem, estes faziam desenhos nas paredes das cavernas que ilustravam as suas caçadas e a sua forma de vida (arte rupestre). Com a evolução do Homem e consequente evolução da sua mentalidade este adaptou novos processos de comunicação. Assim, há cerca de 6500 anos (cerca de 4500 anos a. C.) surgiu a Escrita.
De entre os vários tipos de escrita comunicacional, cabe destacar os mais conhecidos:
A escrita Cuneiforme, fundamentalmente constituída por gravações em pedra onde eram feitos registos relativos a diversas situações da vida quotidiana.
A escrita Pictográfica, que parece responder a necessidades totalmente diferentes das que iriam provocar o surgimento da escrita fonética. Ou seja, tornou-se perceptível a importância da necessidade de comunicação e de registo de pensamentos e sentimentos.
A escrita Hieroglífica que, significando "escrita gravada", pode ser utilizada em três vertentes: a sagrada, a reservada normalmente aos sacerdotes e a destinada à redacção de