A manipulação e os meios de comunicação
Disciplina: Filosofia
Campanha para encontrar e julgar líder guerrilheiro do Uganda é viral na Internet
Se Joseph Kony vivia em anonimato até hoje, o líder do Lord's Resistance Army (LRA) é agora uma estrela na Internet. E pelas piores razões. Um vídeo sobre as atrocidades cometidas a crianças por este movimento de guerrilha no Uganda tornou-se viral, acumulando milhões de visualizações.
O grupo rebelde de Kony é acusado do rapto de mais de 60 mil crianças, forçadas depois a lutar por ele, além de dezenas de milhares de mutilações e assassinatos nos últimos 26 anos.
O vídeo de 30 minutos, da organização Invisible Children (Crianças Invisíveis), foi lançado segunda-feira e teve mais de 21 milhões de visualizações no YouTube até agora. O filme é parte de uma iniciativa chamada "Kony 2012", que apela à ação de todos, simplesmente partilhando o vídeo e divulgando a cara de Kony na Internet, ou com donativos à organização.
A campanha de marketing pretende consciencializar o mundo para as atrocidades cometidas pelo líder do LRA, que encabeça a lista dos procurados pelo Tribunal Penal Internacional e que entretanto já levou os Estados Unidos a enviar 100 conselheiros de forças especiais para apoiar os militares de países da África Central.
O diretor da Invisible Children, Ben Keesey, acredita que o sucesso viral mostra a repercussão da sua mensagem e que as pessoas sentem vontade de forçar a mudança. "A mensagem central é apenas para mostrar que são poucas as vezes em que os problemas são a preto e branco. Há muitas coisas complicadas no mundo, mas Joseph Kony e que ele está a fazer é preto e branco", disse Keesey.
Fonte: SIC Notícias
Reflexão Pessoal
* Esta notícia mostra a capacidade dos meios de comunicação de mudar o mundo, o objectivo da organização Invisible Children é tornar Joseph Kony famoso pelas piores razões, de modo a que seja capturado. Para que isso aconteça é necessário que