Informática
Da necessidade de controlar os rebanhos, pastores gregos e egípcios inventaram um processo de contagem primitivo que se baseava na equivalência. Cada animal era equivalente a uma pedrinha que juntas representavam a soma. Assim, se tivesse uma pedrinha a menos era notada a falta de um animal, duas pedrinhas, dois animais e assim por diante. Era o início do primitivo processamento de dados do Homem.
Ao longo do tempo, a tecnologia e os estilos usados na construção de computadores apresentam pontos comuns e permitem uma classificação dos computadores em Gerações. * Geração Zero (? – 1943) – Máquinas mecânicas criadas por seus ancestrais * Primeira Geração (1943 – 1955) – Válvulas * Segunda Geração (1955 – 1965) – Transistores * Terceira Geração (1965 – 1980) – Computadores com Circuitos Integrados * Quarta Geração (1980 – até hoje) – Processadores * Quinta Geração (Visão do futuro) – Inteligência Artificial * Sexta Geração (Futuro) – Computação nas Nuvens.
Geração Zero (? – 1945)–Máquinas mecânicas * Ábaco
O Ábaco constituiu, portanto o primeiro dispositivo manual de cálculo. Servia para representar números no sistema decimal e realizar operações com eles.As barras atuavam como colunas que posicionavam as casas decimais; cada bola na barra das unidades valia um, na barra das dezenas valia dez e assim por diante.
* Bastões de Napier (1610 - 1614)
Os bastões de Napier foram criados (1610 – 1614) como auxílio à multiplicação e divisão feitas de marfim, pelo nobre escocês matemático John Napier. Um conjunto completo de bastões de Napier consiste em 9 peças: uma peça para cada dígito de 1 a 9. Cada uma dessas hastes é essencialmente uma coluna de uma tabela de multiplicação. Para obter o produto, os dígitos de cada diagonal são somados da direita para a esquerda.
* Réguas de Cálculo (1621)
Napier descobriu os logaritmos e desenvolveu as tabelas de logaritmos, simplificando os cálculos