Histologia
2 – com base em suas estruturas e funções, os tecidos epiteliais podem ser classificados em dois grandes grupos: os de revestimento e os glanulares. Podem ser classificados de acordo com o numero de camadas celulares e o formato das células, pavimentoso simples; cúbico simples; prismático simples; pavimentoso estratificado; cúbico estratificado; prismático estratificado; pseudo-estratificado e o de transição.
3 – Caracterizam-se por apresentar células justapostas, firmemente aderidas umas as outras, com escasso interstício.
4 – Tecido Epitelial – Pavimentoso estratificado
Boca – Pavimentoso estratificado
Esôfago – Pavimentoso estratificado
Intestino – Prismático simples
Vasos Sanguíneos – Pavimentoso simples
Bexiga – Transição
Traqueia - Pseudo- estratificado
5 – Com função secretora, os epitélios glanulares se originam de grupos de células que ploriferam a partir dos epitélios de revestimento, formando as glândulas.
6 – Endócrinas, exócrinas e mistas.
7 –Endocrias : Desprovidas de dutos ou canais transportadores, suas secreções são coletadas por vasos sanguíneos chamadas de hormônios, essas secreções são, portanto, transportadoras no organismo pelo sangue. Exemplos de glândulas endócrinas: a hipófise, a tireoidea, as suprarrenais, os ovários e os testículos.
Exócrinas : Eliminar o produto elaborado na superfície do epitélio de revestimento que originou a glândula, para tanto, são dotadas de dutos ou canais que transportam a secreção até o epitélio. Exemplo: glândulas sudoríparas, mamarias, lacrimais, sebáceas e salivares.
Mistas – são as mesmo tempo endócrinas e exócrinas. O pâncreas, por exemplo, tem atividades exócrinas quando elabora e elimina no interior do intestino delgado o suco pancreático, com função