Artigo
RESUMO
Este artigo tem como objetivo apresentar alguns dos impactos causados ao meio ambiente como consequência das atividades ligadas ao setor de Eventos. Nesta pesquisa, serão citadas orientações para minimizar tais impactos. Para tal, será demonstrado o papel do profissional de Eventos na tomada de decisões que contribuam com a preservação do meio ambiente. Essas decisões referem-se a pontos como: escolha do local, contratação de prestadores de serviços, criação de infraestrutura de acesso, redução dos resíduos de materiais, do consumo de água e energia, etc. Serão mencionados grandes eventos realizados no Brasil: Eco 92, SWU e Rio+20, onde serão apontados os erros cometidos, além de orientações de alguns autores para que tais erros não sejam recorrentes no setor de Eventos. Serão relatados, também, exemplos de empresas ligadas ao setor de Eventos que exercem suas atividades com foco em práticas sustentáveis. Esses relatos visam mostrar aos profissionais de Eventos que é possível obter retorno financeiro e, ao mesmo tempo, preservar o meio ambiente.
Palavras-chave: Eventos. Impactos. Meio Ambiente. Sustentabilidade.
INTRODUÇÃO
Nos dias de hoje, tem se tornado cada vez mais comum empresas de vários setores, inclusive as do ramo de Eventos, envolverem-se com questões ligadas ao meio ambiente.
De acordo com FONTES, N. et al., (2008, p.6), o marco do termo “Sustentabilidade em Eventos” foram os Jogos Olímpicos de Sidney (Austrália), em 2000. Para o evento, houve investimentos em energia solar e em novas linhas de transporte ferroviário (para reduzir o uso de automóveis). Foram desenvolvias ações para evitar o uso de descartáveis, para reduzir o consumo de papel na comunicação com a imprensa e uma série de outras medidas que inspiraram diversas iniciativas pelo mundo.
___________________________
De acordo com FONTES, N. et al.,