Manipulação do corpo através da mídia
Curso de Publicidade e Propaganda
Disciplina: Legislação e Ética
Professor: Bruno Vasconcelos
ELITÂNIA SILVA COSTA
MARINA RATTS
A DITADURA DA BELEZA: A MANIPULAÇÃO DO CORPO ATRAVÉS DA MÍDIA
2014
ELITÂNIA SILVA COSTA
MARINA RATTS
A DITADURA DA BELEZA: A MANIPULAÇÃO DO CORPO ATRAVÉS DA MÍDIA
Trabalho apresentado à Verificação Parcial 1(VP2) de Legislação e Ética do curso de Publicidade e Propaganda da Faculdade Sete de Setembro, FA7. Orientador: Profº. Bruno Vasconcelos.
2014
Nossa atual sociedade vive numa realidade onde o culto e a busca pelo chamado “corpo perfeito” é intensa, seja ela feita por homens ou mulheres, a questão do corpo e beleza certa são assuntos recorrentes que nos estendem aos mais variados meios de comunicação da massa atual. O padrão de beleza sofreu diversas transformações no decorrer dos tempos, muito do que era bonito antigamente, hoje não é mais. Falar sobre beleza se torna um assunto delicado, pois passando por inúmeras mudanças de padrões estéticos, a mídia, nas últimas décadas principalmente, tem sido um ditador da beleza obrigatória com sua imagem padrão de corpos magros, sarados e a pele com aparência cada vez mais jovem fazendo com que mulheres e homens tornem-se escravos de produtos e procedimentos estéticos em busca de uma perfeição que geralmente não existe.
Rachel Moreno (2008) em seu livro A beleza impossível afirma que, do século XVI até hoje, houve várias mudanças das percepções corporais, desde a valorização da parte de cima (rosto, colo etc.), passando a parte de baixo (cintura, quadril, pernas etc.) até as curvas do corpo.
Com a chegada do século XIX, chegou também uma grande mudança no cenário feminino. As mulheres aos poucos foram conseguindo mais liberdade e começaram a entrar no mercado de trabalho se tornando assim mais independentes.