Manipulacao de base de dados
Desenvolvimento Advpl Home Sobre Notícias Consultoria « Manipulação de Arquivos Controle Sequencial »
Manipulação Base de Dados julho 18th, 2011 | Autor: Rogério Rafael Lino
Abaixo segue uma série de funções para manipulação de base de dados.
ALIAS() Função de banco de dados utilizada para determinar o alias da área de trabalho especificada. Alias é o nome atribuido a uma área de trabalho quando um arquivo d arquivo de banco de dados, ou um nome que foi explicitamente atribuido através da cláusula ALIAS do comando USE. A função ALIAS() é o inverso da funçao SELECT() pois retorna o alias através do número da área de trabalho, enquanto SELECT() retorna o número da área de Sintaxe: ALIAS ( [ nAreaTrabalho ] ) Parâmetros: nAreaTrabalho é o número da área de trabalho a ser verificada. Retorno: Caracter Retorna o alias da área de trabalho especificada na forma de uma cadeia de caracteres, em letra maiúscula. Caso nao seja especificada, arquivo de banco de dados em USo na área de trabalho especificada, ALIAS() retorna uma cadeia de caracteres nula (“”). Exemplo:
Código 1 2 3 4 5 6 cAlias := alias() IF empty(cAlias) alert('Não há Area em uso') Else alert(Area em uso atual : '+cAlias) Endif
BOF() / EOF() As funções BOF() e EOF() são utilizadas para determinar se o ponteiro de leitura do arquivo encontra-se no começo ou no final do mesmo conforme abaixo: BOF() é uma função de tratamento de banco de dados utilizada para testar uma condição de limite de inicial do arquivo quando o ponteiro de registros está se mov EOF() é uma função de tratamento de banco de dados utilizada para testar uma condição de limite de final de arquivo quando o ponteiro de registros está se move Normalmente é utilizada a condição EOF() como parte do argumento de uma construçao DO WHILE que processa registros sequencialmente em um para .NOT. EOF(), forçando o laço DO WHILE a terminar quando EOF() retornar verdadeiro (.T.) Sintaxe: BOF() / EOF() Parâmetros: Nenhum.