Tecnico Em Sistemas e Redes
Bases de dados E possível dizer que uma forma genérica que qualquer conjunto de dados e uma base de dados (BD):
Uma agenda para moradas de pessoas conhecidas;
Uma lista de CDs;
Um livro;
O objetivo de criarmos e de mantemos uma base de dados é a de poder obter e utilizar os dados lá guardados; EX: procurar a morada de uma determinada pessoa.
Embora sendo possível usar a definição genérica dada acima, o termo base de dados é aplicado hoje em dia principalmente para fazer referencia a bases de dados informáticas, isto é, conjuntos de dados estruturados, manipulados usando um SGBD (ou DBMS)
Para permitir ao utilizador atingir os objetivos acima referidos um SGBD disponibiliza linguagens de:
Definição de dados: para criação e alteração da estrutura da BD (DDL – Data Definition Language)
Consulta de dados: obter e processar os dados armazenados (DQL – Data Query Language)
Manipulação de dados: para acrescentar dados novos e modificar os dados existentes (DML – Data Manipulation Language)
Outras características dos SGBD’s são:
Acesso simultâneo: vários utilizadores podem aceder a mesma base de dados ao mesmo tempo sem criar inconsistências. EX: 2 utilizadores diferentes podem consultar simultaneamente os dados do mesmo cliente, no entanto o SGBD não permite que ambos os utilizadores alterem esses dados ao mesmo tempo.
Vistas: diferentes utilizadores poderão ter acesso limitado a partes da base de dados. EX: embora todos os dados de uma organização estejam na mesma BD, aqueles que são mais importantes para a definição da estratégia só podem ser consultados pela administração.
Construção de aplicação: a tendência atual dos SGBD’s é para combinarem a gestão do armazenamento/manipulação dos dados com a