MANIPULA AO DE CATETER
CATETER
E
OSMOSE REVERSA
MANIPULAÇAO DE CATETER
•ATIVAÇAO - Deve ser de maneira estéril a manipulação dos lumens para a aspiração da heparina e inserção dos sets, com o uso de máscara e gorro e lavagem previa das mãos.
•CURATIVO - Deve ser realizado de preferência antes do inicio do procedimento com avaliação do sitio da punção e registro. Retirar o curativo com luvas de procedimento e calçar luvas estéril. Deve-se limpar o sitio de inserção do cateter com soro fisiológico e fazer a antissepsia com clorexidina alcoólica trazendo sujidade de dentro para fora com gaze estéril. Fechar o curativo com gaze estéril esparadapro micropore.
•FECHAMENTO - Deve ser
feita a lavagem dos lumens com 10 ml de cloreto de sódio em cada, e em uma seringa de 5 ml aspirar 1 ml de heparina para 4 ml de soro e colocar a quantidade estabelecida pelo fabricante e desprezando o restante, fechar as ponteiras e envolvelas com gaze estéril e micropore.
•BOM USO DO CATETER - O paciente deve ser orientado quanto: Não manipular, não molhar durante o banho o cateter; Não permitir que a equipe de enfermagem do setor utilize o acesso para administração de medicações e coleta de sangue;
Evitar dormir sobre o lado da punção ( se for punção alta) ; e qualquer problema com o curativo comunicar a equipe do setor.
OSMOSE REVERSA
•TESTE DE CLORO – É o processo de verificação da presença de cloro no produto da
OR evitando a passagem do mesmo para a membrana da OR, bem como para a corrente sanguínea do paciente. Deve ser feita diariamente pelo profissional da equipe antes do inicio da primeira diálise; Deve-se pegar o tubo vazio do kit, enchelo com água coletada do rejeito da osmose e pingar 5 gotas do reagente, manter por 5 minutos em local escuro e comparar a solução com a solução padrão e em caso de positivo contata a manutenção para a troca do filtro de carvão.
•MANUTENÇÃO PREVENTIVA – É realizada a cada 3 meses, o equipamento é recolido e levado a sede; É realizado processo de