Pneumotorax
O pneumotórax é a entrada de ar no espaço pleural, o espaço entre a pleura visceral e a pleura parietal. Em condições normais, entre as duas membranas existe um espaço virtual revestido apenas por uma fina película de liquido lubrificante cuja pressão é inferior a pressão atmosférica, ou seja, pressão negativa. Esta entrada de ar pode ocorrer quando houver alguma ferida torácica ou ruptura das superfícies pulmonares, nestes casos o ar é rapidamente sugado pela pressão negativa e se aloja no espaço pleural o que causara uma restrição mecânica a expansividade pulmonar.
Existem dois tipos de Pneumotórax o espontâneo que é subdividido em dois, primário e secundário e o traumático.
O pneumotórax traumático pode ser também dividido em traumático aberto e fechado.
O traumático fechado ocorre em traumas sem perfuração em tecido subcutâneo como, por exemplo, queda da própria altura, atropelamento e choque do tórax contra volante ou painel do carro, ou ainda agressão física.
O traumático aberto ocorre quando há ferimento perfurocortante com comunicação entre o meio interno e externo este geralmente corre em ferimentos por armas brancas e armas de fogo.
O pneumotórax espontâneo primário não tem causa predefinida geralmente acomete indivíduos longilíneos, acredita – se que seja devido ao atrito das pleuras junto ao espaço intercostal, neste tipo não há doenças pulmonares anteriores.
O pneumotórax espontâneo secundário ocorre quando há uma doença ou comprometimento pulmonar anterior, é bastante comum no DPOC. Este tipo de pneumotórax também pode ocorrer quando há uma grande diferença de pressões como, por exemplo, em mergulhadores.
Existem ainda outras razões para o pneumotórax como, por exemplo, erro na passagem de cateter venoso, barotrauma e volutrauma:
Passagem de cateter venoso central: Uma grande veia é puncionada de preferência a jugular ou subclávia e um cateter é introduzido ate a veia clava, as vezes nesta passagem o cateter