T cnicas de Reprodu o Humana
Humana
Resolução CFM nº 1.358. Normas Éticas para a utilização das técnicas de reprodução assistida.
‘As técnicas de reprodução tem o papel de auxiliar na resolução dos problemas de infertilidade humana, facilitando o processo de procriação quando outros métodos tenha sido ineficazes ou ineficiente para solução da situação atual de infertilidade.’
CAUSAS DE INFERTILIDADE
No homem, a infertilidade relaciona-se com a diminuição de espermatozoides, pouca mobilidade dos mesmos, espermatozoides anormais, vasectomia, disfunção sexual, problemas endócrinos, problemas testiculares, obstrução dos epidídimos, entre outros.
A mulher na maioria das vezes é a parte infértil do casal, sendo referidos problemas como distúrbios hormonais, problemas nas trompas de Falópio, endometriose, muco cervical impeditivo da passagem dos espermatozoides, tumores ováricos, disfunções da tiróide, tumores hipotalâmicos e hipofisiários, anorexia nervos, entre outros.
Inseminação artificial ou IUI ( Intra Uterine Insemination)
É a técnica mais simples de reprodução assistida, dita de baixa complexidade. Nela se manipula em laboratório apenas os espermatozoides (gameta masculino).
Para inseminação intra-uterina, o parceiro coleta o sêmen por masturbação, e a seguir o sêmen é capacitado
(preparado). Preparar ou capacitar o sêmen significa separar os espermatozoides móveis e normais do líquido seminal. Esta capacitação permite muitas vezes que os espermatozoides melhorem seu padrão de movimento, tornando-se mais rápidos e direcionados.
Inseminação artificial ou IUI ( Intra Uterine Insemination)
A inseminação intra-uterina é a colocação dos espermatozoides preparados dentro do útero, sendo que a fertilização (penetração do espermatozoide no óvulo) ocorre no ambiente natural – as trompas Fertilização In Vitro (FIV)
A fertilização in vitro, denominada “Bebê de Proveta”, deve-se ao fato da fecundação do óvulo pelo espermatozoide que ocorrer fora do corpo, em