Manifold
Para desenvolvimentos de campo em águas profundas, a escolha dos melhores sistemas de produção submarinos são sempre muito estudados pelas operadoras, já que são muito caros e de difícil manutenção, e qualquer erro de projeção pode causar grandes perdas financeiras no futuro.
A arquitetura submarina principal consiste de um manifold que coleta a produção de vários poços dispostos em uma dada região e leva para a superfície através de um único riser, eliminando assim um pouco do “trânsito” submarino, já que diminui a quantidade de risers até a plataforma. Este esquema permite uma grande flexibilidade para o desenvolvimento do campo.
Hoje, os manifolds não são muitos numerosos comparados ao número de poços satélites que estão em produção, no entanto, espera-se aumentar nos próximos dois anos a quantidade de manifold devido à uma série de benefícios que ele traz ao projeto.
Sua confiabilidade, simplicidade e facilidade de manutenção são as principais vantagens quando se opta por ele, além da redução do investimento e os custos de operação. Apesar disso, novos conceitos e novas tecnologias para equipamentos de produção submarina sempre são propostas.
Novas idéias, tais como componentes de inserção, ferramentas de funcionamento especializado, sistemas de ROVs, flowline/umbi1ical, conexão e nova tecnologia de sistema de controle tem sido estudadas cada vez mais.
POR QUE manifolds modular submarinos?
Os poços submarinos são ligados a uma instalação de superfície através de duas alternativas possíveis, seja por linhas de fluxo individuais ligando cada poço independente à superfície, ou a produção de vários poços trazida para um ponto central, onde é convergida numa exportação comum em uma linha para a superfície, e é nesse segundo caso que entra o manifold.
Atualmente a perfuração de grandes reservas de hidrocarbonetos vem sendo realizada em águas mais profundas e, o que leva os operadores e fornecedores de