Leis, causas e sintomas do Autismo
O Autismo é uma inabilidade do desenvolvimento que afeta a interação social e a comunicação. A quantidade de pessoas diagnosticadas com autismo aumentou consideravelmente nas últimas duas décadas. Atualmente Acredita- se que o autismo atinja uma em cada 250 pessoas, afetando duas vezes mais os meninos do que meninas.
Sendo assim é uma doença que atinge qualquer classe social, raça e etnias.
A lei que assegura o direito dos autista é a Lei 12.764/12 que estabelece os benefícios legais de todos os portadores de deficiência, que incluem desde a reserva de vagas em empresas com mais de cem funcionários, até o atendimento preferencial em bancos e repartições públicas.
Sintomas
A maioria dos Pais das crianças que tem autismo suspeita de algo errado com 18 meses, que é quando a criança começa a apresentar alguns sintomas. Normalmente as crianças com autismo tem dificuldade em brincar de faz de conta, de se interagir socialmente e na comunicação verbal e não verbal. Os sintomas do autismo podem variar de moderados a grave e entre eles estão: Repetir palavras ou trechos memorizados, não participa de jogos interativos, não se referir a si de forma correta, pode tratar as pessoas como se fossem objetos, prefere ficar sozinho a acompanhado entre outras.
Causas
As causas exatas do autismo ainda continuam desconhecidas, ninguém sabe ao certo o que causa o seu desenvolvimento e aparecimento, mas essa é uma área de pesquisa muito ativa. A proporção dessa desabilidade nos meninos é três mais do que nas meninas, e em gêmeos idênticos a chance de desenvolver autismo quando um o é, chega a ser 98%, sendo assim é mais provável que dois gêmeos idênticos tenham autismo do que gêmeos fraternos ou irmãos. Os especialistas atribuem isso a componentes genéticos, mas até descobrirem a verdade causa não será possível obter uma resposta.