Manifestos e o Romantismo
Literatura Brasileira – das Origens ao Romantismo
Professora: Marione Rheinheimer
Acadêmica: Thamires Batista Braga
Questão da avaliação de G2
I) Texto crítico – Romantismo; movimentos sociais; hino nacional; Castro Alves.
Será um déjà vu? Com os atuais protestos da população, pode-se perceber reflexos de alguns ideais específicos do período romântico, dentre os quais se destacou, no Brasil, o amor à pátria. Os jovens de hoje são os Castros Alves do século XXI. Assim como o poeta, a mocidade é tomada de uma grande indignação quanto às decisões assumidas pelos seus representantes políticos.
Apesar das mudanças que estavam acontecendo no Romantismo, havia ainda antigos problemas socioculturais que inquietavam o escritor e o motivaram a expor, através de uma literatura voltada ao progresso do país, suas repulsas acerca do que considerava injustiça aos brasileiros: o tráfico negreiro. A mocidade está lutando e reivindicando pelos direitos da população como Castro Alves primou pela abolição da escravatura e pelas demais causas sociais, fato que fez com que fosse comparado ao pássaro Condor, representante da liberdade da América.
O hino nacional retrata o valente e o heroico povo brasileiro que não foge às adversidades. Pelo contrário: sai às ruas em busca de seus direitos.
Contudo, pode-se dizer que não é de hoje que a nação brasileira se faz presente protestando por melhoras nos serviços públicos. As formas de manifestação diferem consoante à época. Castro Alves participou com seus poemas que repudiavam a escravidão e hoje, com a conquistada democracia, o povo adquiriu a liberdade de expressão e sai às vias públicas para exigir participação nas decisões sobre o país.