Gonçalves de Magallhães
Gonçalves de Magalhães
João Pessoa
Agosto – 2014
Introdução
Neste nosso trabalho iremos falar sobre o escritor, medico, filósofo, professor, Gonçalves de Magalhães. Como escritor, ele é considerado o primeiro autor do movimento romântico brasileiro por causa da sua obra Suspiros poéticos e saudades. Também será tema a sua vida, morte e obras.
Gonçalves de Magalhães
Domingos José Gonçalves de Magalhães, primeiro e único barão e visconde do Araguaia, (Rio de Janeiro, 13 de agosto de 1811 – Roma, 10 de julho de 1882), foi um médico, professor, diplomata, político, poeta e ensaísta brasileiro, tendo participado de missões diplomáticas na França, Itália, Vaticano, Argentina, Uruguai e Paraguai, além de ter representado a província do Rio Grande do Sul na sexta Assembleia Geral. Filho de Pedro Gonçalves de Magalhães Chaves. Morreu em Roma, vítima da tuberculose, onde exercia cargos diplomáticos junto à Santa Sé, no ano de 1882. Ingressou em 1828 no curso de medicina, diplomando-se em 1832. No mesmo ano estreou com "Poesias" e, no ano seguinte, parte para a Europa, com a intenção de se aperfeiçoar em medicina. Em 1838 é nomeado professor de Filosofia do Colégio Pedro II, tendo lecionado por pouco tempo. De 1838 a 1841 foi secretário de Caxias no Maranhão e de 1842 a 1846 no Rio Grande do Sul. Em 1847 entrou para a carreira diplomática brasileira. Foi Encarregado de Negócios nas Duas Sicílias, no Piemonte, na Rússia e na Espanha; ministro residente na Áustria; ministro dos Estados Unidos, Argentina e na Santa Sé, onde morreu.
Gonçalves de Magalhães e o Romantismo Recém-formado em Medicina, viaja para a Europa, onde entra em contato com as ideias românticas, fator essencial para a introdução do movimento no Brasil. Sua importância está no fato de ter sido