Gonçalves de magalhães biografia
Conhecido também como Visconde de Araguaia, Domingos José Gonçalves de Magalhães nasceu no Rio de Janeiro no dia 13 de agosto de 1811, era filho de Pedro Gonçalves de Magalhães Chaves, não havendo registros do nome de sua mãe. Tornou-se importante peça na literatura brasileira por ter marcado o início do romantismo no Brasil.
Formou-se em Medicina, e exerceu alguns cargos públicos no Rio Grande do Sul e no Maranhão, mas não seguiu a profissão, preferiu ingressar na carreira diplomática. Ocupou vários cargos na Europa, inclusive o de cônsul brasileiro em Viena, na Áustria. Servindo em Paris. Em 1833, tendo contato com a cultura de outros países, lançou a revista literária Niterói, onde publicou um manifesto sobre o romantismo e outros artigos importantes para a definição do movimento do romantismo no Brasil.
Retornou ao Brasil em 1837, passando a lecionar filosofia em uma escola no Rio de Janeiro. Depois disto, o poeta dedicou-se ao gênero dramático.
De 1938 a 1941, e de 1942 a 1946, foi secretário de Caxias no Maranhão e no Rio Grande do Sul. Em 1847 entrou para a diplomacia. Ministro em missão especial no Paraguai, prestou ajuda entre o presidente daquela República e os revolucionários que tentavam derrubar o governo. Foi Encarregado de Negócios nas Duas Sicílias, no Piemonte, na Rússia e na Espanha; ministro residente na Áustria; ministro nos Estados Unidos, Argentina e na Santa Sé.
Gonçalves de Magalhães faleceu em Roma, em 10 de Julho de 1882, como ministro plenipotenciário do Brasil junto à Santa Sé.
OBRAS
A partir da publicação do seu primeiro conjunto de poemas, intitulado de Poesias em 1832, o poeta continuou com uma vasta publicação ao longo de sua vida, abrangendo desde poesia, teatro, ensaios e textos filosóficos. Suas poesias contém características do arcadismo e suas obras sofrem uma mudança considerável após sua ida à Europa, onde teve contato com os principais autores românticos, levando assim para o Brasil, as características