Manifesto do Partido Comunista
I. Introdução
1) Engels
Saiu de sua casa jovem. Engels pesquisava sobre a classe operaria, encontrou Marx na Inglaterra, onde o apresentou sua primeira obra, sobre os operários ingleses. Apresentou o movimento operário comunista para Marx, influenciando diretamente a criação da obra O Capital. Sua relação com Karl Marx foi extremamente pacifica, onde os dois se respeitavam, tal como proposto em suas obras. Procurou Marx, pois conhecia sua forma de trabalho. Após a morte de Marx, Engels terminou a organização e publicação de o Capital, dedicou seus últimos 12 anos de vida à Obra.
2) Marx
Marx dedica sua via ao estudo e às pesquisas. Ganha a vida como jornalista e como escritor. Foi renegado pela família, expulso da Alemanha, vive em Paris e é expulso também de Paris. Começa a viver em Londres, onde conhece Engels. Forma-se na sua juventude, em filosofia. Marx realiza que o idealismo é baseado na realidade. Foi o primeiro autor a tratar uma crise.
3) O Manifesto
Foi intencional uma revolução proletária em curto prazo, muito embora o fracasso tivesse sido reconhecido por Marx e Engels, foi importante para o estudo de maior complexidade da luta de classes. Texto sintetizado, mas ainda cientifico. Marx e Engels explicitam pela primeira vez o método cientifico usado em suas obras (materialismo-histórico). Pela primeira vez denominam a “classe dominante” como “burguesia”. Separação das burguesias (fundiária, industrial, etc.). Já se falava de “proletariado” antes, mas só em O Manifesto, o proletariado é definido como uma organização política, não somente como a classe inferior economicamente.