Manifesto do Partido Comunista
Resposta: Desmistificando o Comunismo.
2) Faça um resumo em 20 linhas explicando a lógica do pensamento de Marx e Engels.
Marx busca mostrar no livro Manifesto a opressão social da época burguesa moderna, como a burguesia se situava como classe opressora e como a sociedade evoluiria ao comunismo. A burguesia nascente destruiu o poder monárquico do período feudal e fez prevalecer à liberdade econômica. Com nova ordem imposta pela burguesia, vieram novas relações sociais, nas quais o proletário tem de vender sua força de trabalho ao burguês, pois não possui os meios de produção. Devido à inovação constante dos meios de produção, acentuou-se a divisão do trabalho e a alienação do trabalhador, que passou a ser tratado como um apêndice da máquina, fácil de ser substituído e cada vez mais barato. O capitalismo chegará ao fim de suas possibilidades de desenvolvimento das forças produtivas, por isso acontecerão crises cíclicas em seu sistema, que serão cada vez mais graves. Portanto, se torna iminente uma revolução socialista que libertará o proletariado da exploração e toda a sociedade dos problemas causados pelo capitalismo em decadência. Para que a revolução se concretize, o proletariado deve tomar consciência de classe para si (em defesa de seus interesses), de maneira universal, a fim de que tenha força suficiente para expropriar todos os meios de produção. No socialismo a divisão em classes desapareceria e o poder público perderia seu caráter opressor, enfim seria instaurada uma sociedade comunista, na qual o estado deixaria de existir.
3) Explique os seguintes temas e exemplifique-os fazendo citações literais do livro e ilustrando com passagens do filme:
A. Luta de classes.
Resposta: A luta de classe constitui a relação entre a classe dominante e a classe dominada. No livro Manifesto do Partido Comunista, Marx e Engels expõem que "A história de todas as sociedades que existiram até nossos dias tem sido a história das lutas