manifesto comunista
5
O comunismo já é reconhecido como força por todas as potencias da Europa
10
A burguesia desempenhou na história um papel eminentemente revolucionário.
12
A burguesia só pode existir com a condição de revolucionar incessantemente os instrumentos de produção, por conseguinte, as relações de produções e, como isso, todas as relações sociais.
14
A burguesia suprime cada vez mais a dispersão dos meios de produção, da propriedade e da população.
15
Os meios de produções de troca, sobre cuja base se ergue a burguesia, foram gerados no seio da sociedade feudal.
23
A burguesia vive em guerra perpetua
23
Em todas essas lutas ,vê se forçada a apelar para o proletariado, reclamar seu concurso e arrasta- lo assim para o movimento político(...)
24
O lumper proletariado, esse produto passivo da putrefação das camadas mais baixas da velha sociedade, pode, às vezes, ser arrastado ao movimento por uma revolução proletária; toda via,suas condições de vida o predispõem mais a vender se a reação.
25
O movimento proletário é o movimento independente da imensa maioria em proveito da imensa maioria.
28 os comunistas so se distiguem dos outros partidos operários em dois pontos: 1) nas diversas lutas nacionais dos proletário(...). 2) nas diferentes fases em que passa a luta entre proletário e burgueses(...).
35
A cultura cujo a perda o burgues deplora, é, para a imensa maioria dos homens, apenas um adestramento que os transforma em maquinas.
41
O proletario utilizará sua supremacia política para arrancar pouco a pouco todo o capital à burguesia, para centralizar todos os instrumentos de produção nas mão do estado.
46
Quando ressaltam que sob o regime feudal o proletariado moderno não existia,esquecem de uma coisa: que a burguesia moderna é um fruto necessário de seu regime social.
49
Todavia, a finalidade real desse socialismo pequeno burguês é restabelecer os antigos meios de produção e de troca