Manifestações
Ao longo dos anos os jovens encontravam-se remotos às questões sociais, mas hoje clamam nas ruas em forma de um exercito democrático demonstrando a insatisfação com a administração do Brasil. Que país é esse? Onde são investidos bilhões de dólares em estádios de futebol, enquanto há pessoas passando fome e morrendo em leitos de hospitais por falta de atendimento. Assim como os cidadãos tem o dever de votar, tem o direito de fiscalizar a forma como o dinheiro esta sendo investido. As manifestações passivas ficam cada vez mais abolidas, pois vândalos aproveitam da situação para depredar os patrimônios públicos. Mas isso não justifica a forma deplorável que age a policia. Bombas de efeito moral, spray de pimenta, balas de borracha, este é o armamento dos responsáveis pela segurança pública.
Esta longe de uma possível solução, mas como diz os próprios manifestantes com um verso retirado do hino brasileiro, “deitado eternamente em berço esplêndido”, isso, não mais. O Brasil acordou, o verso mudou, agora “veras que um filho teu não foge a luta”. Isso comprova que os jovens lutarão até o fim por um país mais justo.
Levando em consideração esses aspectos é imprescindível que todos se conscientizem de que de as manifestações sejam a forma mais evidente de reivindicar os direitos dos cidadãos, mas se não for por meio de protestos, o Brasil continuará esse país maquiado, ou seja, com aparência de tudo sob controle, mas a realidade é outra. Fica a dúvida: Quantas mortes de jovens que só lutam por um país mais digno serão necessárias para que o governo tome alguma atitude?