manifestações poulares no brasil
O petróleo consiste fundamentalmente em átomos de carbono, hidrogênio e quase sempre de enxofre; sob a forma de hidrocarbonetos. O enxofre não é componente de um hidrocarboneto porem contamina-os e deve ser retirado, pois é responsável pelo mal cheiro dos produtos da queima de combustíveis , atrapalha o funcionamento do motor e faz com que o combustível se torne corrosivo e é também responsável pela formação da chuva ácida.
Composição do petróleo
Carbono 81-88%
Hidrogênio 10-14%
Oxigênio 0.01-1.20%
Nitrogênio 0.002-1.70%
Enxofre 0.01-5.00%
Como o petróleo é formado
A formação do petróleo vem da deposição, no fundo de lagos e mares, de restos de vegetais e animais mortos ao longo de milhares de anos. Estes restos iam sendo cobertos por sedimentos, e mais tarde esses sedimentos se transformavam em rochas sedimentares. Pela ação do calor e da alta pressão provocados pelo empilhamento dessas camadas, possibilitou reações complexas, formando o petróleo. Devido a essas circunstancias em que foi formado, o petróleo encontrado em cavidades existentes entre as camadas subsolo. Quando o petróleo é extraído, geralmente vem acompanhado de água salgada, devido ao antigo mar existente.
Como funciona uma refinaria de petróleo?
Uma refinaria tem a função básica de decompor o petróleo em diferentes subprodutos, como gasolina, diesel e querosene. Para isso, ela recebe o petróleo na forma do chamado óleo cru das plataformas de extração e o submete a diversos processos químicos. O primeiro e mais importante desses processos é a destilação, que ocorre dentro de uma grande torre. Nela, o petróleo é aquecido a altas temperaturas, evapora e, quando volta à forma líquida novamente, já tem boa parte de seus principais subprodutos separados. O Brasil possui hoje 14 refinarias de petróleo. Elas são capazes de processar, juntas, cerca de 1,7 milhões de barris de petróleo por dia.
A TODO VAPOR
Petróleo é aquecido a 370 ºC para entrar numa torre de