SOCIEDADE UNIVERSIT RIA REDENTO Bia
1635 palavras
7 páginas
SOCIEDADE UNIVERSITÁRIA REDENTORFACULDADE REDENTOR DE CAMPOS
CURSO DE GRADUAÇÃO EM SERVIÇO SOCIAL
Aluno(a): Nathaliane Fernandes
Período:
Turma:
A
Prof .:
Beatriz
Data:
Avaliação / Disciplina:
Estado Classes e Movimentos Sociais
ALVES, Maria Helena Moreira. “O Período da Abertura e o Movimento Popular: Um desafio para o Estado de Segurança Nacional (1978-1984).” In:________. Estado e Oposição no Brasil 1964-1984.” São Paulo: Edusc, 2005, P. 273-374.
PG
ASSUNTO
CITAÇÃO
COMENTARIO
273
O Período da abertura e o movimento popular: Um desafio para o Estado de Segurança Nacional (1978-1984)
“Seria aberto um espaço politico suficiente para conter a oposição de elite, na esperança de obter para o Estado de Segurança Nacional maior estabilidade e apoio.”
O General Figueiredo ao abrir este espaço faz com que os movimentos sociais se organizem, de modo que estes participem das decisões governamentais.
274-275
Os Movimentos de base: Politica Informal
Organizações de Base Seculares
Existem no Brasil dois tipos de movimentos de base: os movimentos seculares e os vinculados à Igreja Católica. As organizações de base seculares são associações cívicas, independentes do Estado em financiamento e administração.
Estas associações não tem vinculo com a administração estadual, tais associações se multiplicaram em todo o país, dificultando a ação repressiva do Estado.
276
Estas associam as entidades em nivel municipal, estadual e regional, propiciando a formação de movimentos sociais de base que posicionam por melhorias especificas de interresse comunitario ( congelamento de preços de alimentos, acesso legal a terras urbanas, melhoria de instalações sanitarias e de esgotos, creches, educação etc.).
278
Um exemplo foi o movimento contra o custo de vida, que em 1978 estava suficientemente mobilizadonpara colher 1,5 milhoes de assinaturas em apoio a sua revindicação de congelamento de preços dos alimentos basicos por parte do governo. as organizações serviram de grande