manifestação
Nos últimos dias, brasileiros tem saído às ruas para exigir mudanças que vão além da questão do transporte: reivindicam melhorias da saúde, na educação e na segurança.
Apesar das cenas de vandalismo, de depredação do patrimônio público e privado e da escalada da violência, institutos de pesquisa captam que os brasileiros apoiam a continuidade das manifestações que tem ocorrido em cidades de todo o País nas ultimas semanas.
Em São Paulo, palco de manifestações pacíficas, mas também de atos de extrema violência, como o cerco à Prefeitura e as depredações no centro – além da repressão da Polícia Militar no inicio- a maioria defende que os atos continuem.
Com abrangência nacional, uma pesquisa IBOPE mostra que 75% dos brasileiros apoiam os atos que tem ocorrido em diversas cidades nas últimas semanas.
De acordo com o levantamento, encomendado pela Confederação Nacional dos Transportes (CNT) e divulgado pela revista Época, 6% participaram dos protestos.
Nas entrevistas, realizadas nos dias 19 e 20, o transporte público foi apontado como principal motivo para os atos por 77%, seguido pelos políticos (47%) e pela corrupção (32%).
Realizada com 1.008 pessoas de 79 municípios de todos os Estados, a pesquisa apontou também que 40% apoiam a Copa das Confederações no País, 28% apoiam em parte e 31% não apoiam.
Já a Copa do Mundo de 2014 não tem apoio de 29% dos brasileiros. Os entrevistados deram notas de 0 a 6, de 7 a 8 e de 9 e 10 para políticos de diferentes cargos. A presidente Dilma Rousseff teve o melhor desempenho, enquanto vereadores e deputados, receberam as piores notas, segundo a Época.
Observe os resultados da pesquisa em relação aos problemas do país segundo os entrevistados:
Manifestações são defendidas pela ampla maioria da população; pesquisa Ibope feita em 79 municípios de todos os Estados revela apoio de 75% e participação de 6%;