Manifestação culturais
A cultura desenvolvida em Fortaleza ao longo de sua história acumulou muitas formas de expressão dos sentimentos de sua população. As manifestações religiosas tem grande importância para a vida cotidiana e os valores das famílias fortalezenses. A festa da padroeira da cidade, Nossa Senhora da Assunção em 15 de agosto, é um importante evento, bem como as Festas Juninas.
Tem uma vida cultural bastante movimentada e tradicional. Desde o final do Século XIX existem e existiram na cidade diversas agremiações e instituições literárias e científicas. O Instituto do Ceará que foi fundado em 1887 é a instituição ainda existente mais antiga. A Academia Cearense de Letras que foi a primeira instituição do gênero no país tendo sindo fundada em 1894. Ainda no final do século XIX, em 1892, Fortaleza foi palco de um movimento cultural de expressão literária chamado "Padaria espiritual" que preconizou estilo literário utilizado na Semana de Arte Moderna de 1922.
Existe atualmente vários centros culturais como o Centro Cultural do Banco do Nordeste no Centro da cidade e o mais importante, Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura que fica na Praia de Iracema, importante polo cultural e de lazer de Fortaleza.
Manifestação espontânea de palhaços e afins, sem qualquer acepção religiosa ou política.
Manifestações Culturais Pernambuco é um dos estados brasileiros que mais se afirmam por sua cultura popular, extremamente rica e diversificada realizando, assim, o milagre de manter paralelamente vivos, num só tempo, o novo espírito de racionalismo e técnica e o velho espírito de suas tradições. Dentre as principais manifestações folclóricas, podemos destacar as seguintes:
Quadrilha
É a manifestação folclórica mais típica do período junino em Pernambuco. A quadrilha foi por muito tempo a forma preferida de comemorar casamentos nas cidades do interior. Os noivos e o cortejo desfilavam pelas ruas até o local da cerimônia e depois dava-se