Manguezal
Mangue é a vegetação que predomina no manguezal.
Em função do solo extremamente salino e da deficiência de oxigênio, em virtude das oscilações constantes da maré, predominam os vegetais pneumatóforos (raízes aéreas) e halófilos.
Por causa das poucas condições encontradas neste ambiente é possível encontrar somente três espécies de vegetais: mangue vermelho, mangue seriba e mangue branco que, em alguns lugares do mundo, podem atingir até 20 metros de altura.
Mangue Vermelho: Possui raiz que sai de várias alturas do caule (raízes aéreas) e utilizam o solo para conseguiram uma melhor sustentação;
Mangue Seriba, Siriúba ou Preto: Possui ramificações verticais que servem para recolher oxigênio do ar, e se desenvolvem em maior número;
Mangue Branco: Encontrado nos terrenos mais altos e de solo mais firme. É semelhante ao mangue preto, porém, se desenvolve em menor quantidade.
Esses dois últimos tipos de mangue possuem um sistema de raízes respiratórias (pneumatóforas), que absorvem o oxigênio durante a maré baixa.
Mangue Os manguezais formam um ecossistema com incrível complexidade, as formações do mangue, possuem raízes pneumatóforas, como as que observamos em Itanhaém, SP.
Devido a força das marés o manguezal apresenta pouca diversidade de espécies, mas por outro lado possui uma alta produtividade primária, abundância de vida e biomassa. Eles funcionam como uma espécie de berçário para as espécies locais, além de ter um papel fundamental na proteção contra a erosão costeira, promovendo a retenção de sedimentos transportados pelo mar nas terras continentais pela fixação dos vegetais.
O Brasil possui a maior faixa de Manguezal do