Manejo de recursos naturais
CONCEITOS E DEFINIÇÕES Manejo é definido como um tipo de intervenção humana que ocorre de forma ocasional ou sistemática, em cativeiro ou na natureza, visando manter, recuperar ou controlar populações silvestres, domésticas, domesticadas ou asselvajadas para garantir a estabilidade dos ecossistemas, dos processos ecológicos ou dos sistemas produtivos. Atualmente, existem duas concepções para a palavra manejo: o manejo para conservação e o manejo produtivo.
- Manejo para conservação: tem como objetivo conciliar a proteção dos ecossistemas, dos recursos naturais e de populações animais atendendo às necessidades econômicas, sociais e culturais das sociedades modernas ao mesmo tempo em que as inter-relações ecológicas e a energia do ecossistema sejam renovadas.
- Manejo produtivo: tem como objetivo gerenciar o bom funcionamento das atividades de rotina de um sistema de produção em uma propriedade rural.
Neste curso iremos desenvolver assuntos relacionados ao manejo para conservação, fornecendo ferramentas conceituais sobre manejo, conservação e monitoramento de populações e recursos naturais.
1. CONCEITOS BÁSICOS DA ÁREA DE MANEJO
• Bioma: é um amplo conjunto de ecossistemas. O Brasil possui sete biomas: Mata Atlântica, Amazônia, Cerrado, Caatinga, Campos Sulinos, Costeiro e Pantanal. Os biomas caracterizam-se por formas de plantas consistentes e são encontrados em grandes áreas climáticas.
• Animal doméstico: animais que através de processos tradicionais e sistematizados de manejo e melhoramento zootécnico tornaram-se domésticos, possuindo características biológicas e comportamentais em estreita dependência do homem, podendo inclusive apresentar aparência diferente da espécie silvestre que a originou. Ex: cavalo, boi, cachorro, gato doméstico.
• Animal silvestre: animais pertencentes às espécies nativas, migratórias e quaisquer outras, aquáticas ou terrestres que tenham a sua vida ou parte dela ocorrendo naturalmente