Classificação dos relevos brasileiros segundo aroldo de azevedo jurandyr ross aziz absaber
521 palavras
3 páginas
Aluno: Glauce de Figueiredo BiscaiaUniversidade: Veiga de Almeida - Campus Tijuca
Turma: 1TUR31A
Turno: Noite
TRABALHO VELENDO 1,0 PONTO PRA A P1
CARACTERIZE AS PRINCIPAIS CLASSES DE RELEVOS BRASILEIROS UTILIZANDO AS CLASSIFICAÇÕES DE AROLDO DE AZEVEDO, AZIZ AB’SABER, JURANDYR ROSS E IBGE
Classificações
O relevo do Brasil tem formação antiga e atualmente existem várias classificações para o mesmo. Entre elas, destacam-se as dos seguintes professores: * Aroldo de Azevedo - esta classificação data de 1940, sendo a mais tradicional. Ela considera principalmente o nível altimétrico para determinar o que é um planalto ou uma planície.
* Aziz Nacib Ab'Saber - criada em 1958, esta classificação despreza o nível altimétrico, priorizando os processos geomorfológicos, ou seja, a erosão e a sedimentação. Assim, o professor considera planalto como uma superfície na qual predomina o processo de desgaste, enquanto planície é considerada uma área de sedimentação.
* Jurandyr Ross - é a classificação mais recente, criada em 1995. Baseia-se no projeto Radambrasil, um levantamento feito entre 1970 e 1985, onde foram tiradas fotos aéreas da superfície do território brasileiro, por meio de um sofisticado radar. Jurandyr também utiliza os processos geomorfológicos para elaborar sua classificação, destacando três formas principais de relevo:
1) Planaltos 2) Planícies 3) Depressões
Segundo essa classificação, planalto é uma superfície irregular, com altitude acima de 300 metros e produto de erosão. Planície é uma área plana, formada pelo acúmulo recente de sedimentos. Por fim, depressão é uma superfície entre 100 e 500 metros de altitude, com inclinação suave, mais plana que o planalto e formada por processo de erosão. A figura a seguir mostra essa representação do relevo brasileiro.
E por fim, sebe abaixo classificação do relevo brasileiro segundo o IBGE:
A diferença entre a classificação do relevo de Ab' Saber e