A comunicação rompendo barreiras
A COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL ROMPENDO
BARREIRAS
Súsi Barcelos e Lima 1
RESUMO
O presente artigo discorre sobre a comunicação no contexto das organizações destacando a tendência de haver um rompimento de barreiras das estruturas verticais por conta da tecnologia das redes de comunicação.
Palavras-chave: relações interpessoais, comunicação organizacional, tecnologia.
ABSTRACT
This paper is about communication inside the organizations emphasizing the tendency to break the obstacles from the vertical structures because of the communication networks technology.
Keywords – interpesonnel relations, organizational communication, technology. 1 INTRODUÇÃO
A segunda seção desse artigo defende que é através da maneira que se proporciona à partilha dos significados simbólicos da comunicação organizacional que a empresa mostra como funciona seu sistema de interação, ou seja, como se dão as relações interpessoais no trabalho. A terceira aborda os diversos modelos de comunicação que normalmente são relacionados ao tipo de estrutura organizacional e faz uma releitura desses modelos com a difusão das redes de comunicação que têm mudado as relações interpessoais no mundo do trabalho.
Na última seção, conclui-se que saber administrar as diferentes relações de comunicação organizacional que surgem é um instrumento de gestão de recursos humanos imprescindível para promover a prevenção de perdas tanto econômicas como pessoais.
2 COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL
Segundo a definição etimológica, comunicação vem do latim comumnicatio de communis
= comum e significa a ação de tornar algo comum a muitos.
A comunicação é extremamente importante em qualquer relação humana visto que, sem ela seria praticamente impossível trocar informações, transmitir pensamentos e sentimentos, enfim estabelecer uma interação entre as pessoas. De acordo com Maximiano
(2000, p.282): “Comunicação é o processo de transferir e receber