Manejo de florestas cultivadas: qualidade na produção de madeira
Esdras da Silva Santos
Inês Roeder N. Mendes
João Paulo Ascari
O manejo florestal visa permitir o uso racional dos recursos naturais para fins de exploração econômica comercial ou simplesmente para preservação de florestas, de modo que o sistema se mantenha sustentável a pequeno, médio e longo prazo. Vale ressaltar que o manejo florestal não é somente aplicado em florestas cultivadas com fins comerciais, sendo também usado para preservação ou recuperação de florestas e área degradadas.
Por meio das praticas de manejo florestal aplicada, pode-se atingir níveis satisfatórios de produção de madeira, visando à qualidade e a diversificação das madeiras destinadas a industrialização. Também pode ser usado como requisito para a aquisição de recursos financeiros junto a órgãos do governo, de modo a promover maior diversificação e aumento da renda recebida pelo produtor durante a condução do cultivo florestal, antes do corte final da madeira.
Os tratos culturais são de grande importância na manutenção das florestas residuais, pois permitem condições adequadas de crescimento, podendo dessa forma aumentar a produtividade de madeira (m³/ha) e qualidade da madeira. Sabendo da importância do manejo, podem-se elencar a importância de alguns dos principais a serem realizados na produção florestal.
Correção e adubação
A correção do solo é uma prática importante no desenvolvimento da planta, com a finalidade de disponibilizar cálcio e magnésio no solo, onde sua grande importância esta na função de ser um elemento estrutural das células das fibras da madeira. A calagem promove a melhoria do ambiente radicular influenciando absorção de macro e micronutrientes, com isso, o bom desenvolvimento da madeira.
A aplicação de fertilizantes promove incremento de produtividade da madeira por área, de tal modo que as arvores apresentam maior crescimento vertical (altura) e radial (diâmetro), tendo maior valor quando