Universidade e Ciência
Raciocínio Dedutivo: parte de proposições universais e conclui proposições particulares.
Ex. Todo homem é mortal - universal afirmativa Sócrates é homem Sócrates é mortal - conclusão Nenhum mamífero é peixe - universal negativa A baleia é mamífero Então a baleia não é peixe – conclusão - ciências formais: racionalismo > Descartes, Spinoza, Leibniz
Raciocínio Indutivo: parte de proposições particulares e conclui uma proposição geral.
Ex. O ferro conduz eletricidade. O zinco conduz eletricidade. O mercúrio conduz eletricidade. O ferro, o zinco e o mercúrio são metais, Logo, todos os metais conduzem eletricidade. - ciências factuais: empirismo > Bacon, Hobbes, Locke, Hume - na pesquisa científica, a aplicação do método indutivo se dá principalmente através do uso da: estatística probabilística e do estudos de caso - a indução passa por três etapas:
Observação dos fenômenos
Descoberta da relação entre eles
Generalização das relações - para evitar equívocos, devemos:
Nos certificar de que é essencial a relação
Nos assegurar de que os fatos são idênticos
Não perder de vista o aspecto quantitativo dos fatos.
LINGUAGEM E DISCURSO
Etimologia da palavra: comunicare = pôr em comum (não apenas as ideias, sentimentos, pensamentos, desejos, mas também compartilhar formas de comportamento, modos de vida determinados por regra de caráter social).
A comunicação implica, fundamentalmente, a utilização de uma linguagem. Os animais apenas reproduzem instintivamente a comunicação, ao contrário do homem que a produz consciente e intencionalmente. A linguagem pode ser concebida como atividade, como forma de ação, como lugar de interação, que possibilita aos membros de uma sociedade a prática dos mais diversos tipos de atos.
A linguagem pode ser verbal (signo lingüístico) e não verbal (signo não lingüístico). O sistema verbal, que se realiza nas situações de interação de cada grupo social, constitui uma língua. A língua