Silvicultura em Florestas Cultivadas
CURSO DE ENGENHARIA FLORESTAL
Aluna
ATIVIDADES SILVICULTURAIS UTILIZADAS
NA IMPLANTAÇÃO DE FLORESTAS CULTIVADAS
MACAPA/AP
DEZ/2014
Aluna
ATIVIDADES SILVICULTURAIS UTILIZADAS
NA IMPLANTAÇÃO DE FLORESTAS CULTIVADAS
Trabalho de pesquisa apresentado como requisito de avaliação parcial da disciplina de Silvicultura Tropical, do curso de Engenharia Florestal, da , sob a orientação da Professor .
MACAPA/AP
DEZ/2014
INTRODUÇÃO
Para a redução dos impactos na na extração de madeira, é necessário a aplicação de técnicas silviculturais adequadas a cada tipo de povoamento para possibilitar o equilíbrio da produtividade e obtenção de produtos de alta qualidade. Entretanto, somente a aplicação dessas técnicas não é suficiente para manter a capacidade produtiva da floresta (SILVA, 2004).
Os tratamentos silviculturais proporcionam respostas como aceleramento nas taxas de crescimento, uma vez que reduzem a competição por nutrientes e luz, pois promove a retirada de espécies abundantes e sem valor comercial, favorecendo o crescimento das espécies de real valor econômico.
O planejamento adequado dessa atividade é a chave para se obterem bons resultados, tanto do ponto de vista ambiental como econômico (SILVA et al., 2001).
Atividades Silviculturais Utilizadas na Implantação de Florestas Cultivadas
A demanda de madeira vem aumentando nos últimos vem aumentando e tende a continuar crescendo. Devido à falta de incentivos financeiros, nos últimos anos, atualmente fala-se do apagão florestal, que seria a falta de madeira em quantidade suficiente para atender a demanda do mercado em determinado período de tempo.
As florestas plantadas têm um papel importante em termos econômicos e ambientais. A partir da matéria prima florestal são produzidos insumos importantes no cotidiano das pessoas como papel, energia e móveis, entre outros. Além disso, os plantios comerciais