Manejo de Bezerros
Para que o manejo sanitário de bezerros tenha uma conformidade, é necessária a sequência de um cronograma. Elaborado de acordo com as necessidades da região. Das praticas sanitárias que devem ser feitas é a amarração e cura do umbigo, aplicação do carrapaticida, vacina de brucelose, vacina aftosa e raiva, e vermífugo.
A primeira coisa a ser feita a partir do momento que o bezerro nasce é a amarração do umbigo, para que o umbigo possa cair até o nono dia, deve ser feito curativo, três vezes ao dia.
Um dos grandes problemas encontrados no rebanho é o carrapaticida, trazendo grandes prejuízos ao produtor, prejudicando a produção e o desenvolvimento do animal, devido a esse problema é usado nos bezerros o carrapaticida de 20 em 20 dias.
A vacinação da brucelose é feita em fêmeas de 3 a 8 meses, prevenindo, a doença que afeta o órgão reprodutor de fêmeas, causando sérios prejuízos quando o devido a abortos, retenções de placentas, mestrites, sub-fertilidade, e até mesmo a infertilidade, sinais esses que apresentam quando o animal chega na fase adulta.
A vacinação da febre aftosa é dividida em duas etapas sendo que a primeira vacina é quando os bezerros nascem e a segunda etapa apenas os animais que possuam 24 meses de idade serão vacinados.
A vacinação contra raiva é feita em todos os bezerros que tenham acima de três meses, sendo a prevenção de uma doença que ataca o sistema nervoso dos animais, sendo considerada uma doença fatal.
O vermífugo é dado aos bezerros de 30 em 30 dias, sendo que esse deve ser eficaz contra todos os estágios parasitários.