Maneiras em que podemos ‘persistir em vencer o mal com o bem
“Quando eu tinha 7 anos, estourou um conflito na Nigéria entre as tribos hauçá e ibo. Contagiado pelo ódio, comecei a zombar de um colega de classe hauçá que era meu amigo.” — John, de etnia ibo.
JÁ SE sentiu humilhado por sofrer discriminação, geralmente baseada em preconceito? As pessoas que são vítimas de preconceito convivem com o medo de ser ainda mais hostilizadas. Assim como estes exemplos com certeza já passamos ou conhecemos alguém que sofreu com isso, mas como devemos reagir em uma situação similar?
Retribuir o mal com o mal ou persistir em vencer o mal com o Bem?
Vamos ver o exemplo do maior homem que já viveu, Jesus.
Jesus , foi alvo de ódio e preconceito cruel. Um dos motivos disso é que ele era da Galiléia. E os galileus, na maioria agricultores e pescadores, eram desprezados pelos líderes religiosos judeus em Jerusalém. Além disso, Jesus era um instrutor notável, amado e respeitado pelo povo. Por isso, os líderes religiosos ficaram tão invejosos dele que espalharam mentiras e até tramaram matá-lo.
Mas Jesus não ‘retribuiu mal por mal’ um exemplo disso está escrito no livro de Romanos 12: 17-19 vamos ler.
Notaram não devemos retribuir mal com mal, mas sim sempre que possível ser pacíficos.
Que lição tiramos disso? Não desista, mas continue recorrendo a Deus, que dá generosamente sabedoria e força moral àqueles que ‘persistem em pedir com fé’. Conforme (Tiago 1:5, 6)
Lembra-se de Timothy e John mencionados no inicio deste discurso?
O que ajudou Timothy a manter a calma quando seus colegas o provocavam com insultos raciais? Ele seguiu o texto de Romanos 12:21. Vamos ler.
Timothy disse: “Eu ficava preocupado, pois a minha atitude poderia difamar o nome de Jeová Deus. Também sempre me lembrava que devemos ‘persistir