Mandioca
Um dos produtos de maior importância nacional, a mandioca também é um símbolo nacional na agricultura. Tendo crescido muito nos últimos anos, esse produto de origem sul americana é fonte de emprego, riqueza e renome internacional para o Brasil, sendo motivo de orgulho para o país a segunda posição no ranking de produtores mundiais. De fácil adaptação, a mandioca é cultivada em mais de 80 países, havendo muitas aplicações para o produto na área alimentícia, podendo ser usada tanto na alimentação animal com na humana, em sua forma in natura ou através de seus derivados. Usada para a fabricação de farinha, rações, chips, bebidas, polvilho doce (fécula) e pratos típicos, a mandioca se mostra muito presente na culinária do Norte e Nordeste brasileiro e base da alimentação de alguns países africanos. Grande fonte de carboidratos, ainda há a possibilidade de extração e modificação do amido, que também se mostra um nutriente bastante presente, além disso, existem estudos do aproveitamento do valor protéico da folha da mandioca. Estes e outros fatores fazem da mandioca um produto único de grande valor econômico e cultural.
. Historia
A mandioca é uma planta de origem brasileira. A sua cultura é das mais antigas e tradicionais do Brasil. Já era cultivada pelos índios, por ocasião do descobrimento do Brasil. Hoje em dia, é explorada em todo o território brasileiro, em todos os países sul e centro-americanos e nas Antilhas. Em outras regiões do mundo de clima tropical e subtropical cultivam igualmente a mandioca, principalmente em Java, nas Filipinas, no Ceilão, na Tailândia, em grande parte da África e em Madagascar. Mandioca (Aipim ou Macaxeira) é o nome pelo qual é conhecida espécie comestível e mais largamente difundida do gênero Manihot, composto por diversas variedades de raízes comestíveis.
O nome dado ao arbusto da manihot é maniva. Trata-se de um arbusto que teria tido sua origem mais remota no oeste do Brasil (sudoeste da Amazônia) e