Mandioca
Nos últimos anos, houve um avanço significativo na sistemática vegetal a partir das contribuições da biologia molecular, principal-mente pelo seqüenciamento do gen rbcL, responsável pela codificação da subunidade maior da RUBISCO. Novos direciona-mentos tiveram que ser admitidos por força das evidências que foram surgindo, a ponto de serem criadas, em 1998, a APG I (Angiosperm Phylogeny Group) e, em 2003, a APG II que apresentam os mais recentes resultados obtidos por todos os pesquisadores na área de sistemática vegetal.
Como resultado dessas mudanças, termos como divisão, classe e subclasse foram ignorados nos trabalhos mais recentes, conservando-se apenas ordem e família como categorias hierárquicas acima de gênero. Dessa forma, a mandioca pertence à ordem Malpighiales, família Euphorbiaceae, gênero Manihot e espécie Manihot esculenta Crantz.
2. A mandioca é originária de que continente?
A mandioca é uma planta de origem sul-americana, cultivada desde a Antigüidade pelos povos nativos desse continente. Oriunda de região tropical, encontra condições favoráveis para seu desen-volvimento em todos os climas tropicais e subtropicais.
3. Altitudes elevadas podem trazer algum problema ao cultivo da mandioca?
Altitudes elevadas são desfavoráveis à acumulação normal de amido na cultura da mandioca em decorrência das baixas temperaturas noturnas durante grande parte do ano e, diuturnamente, nas estações mais frias do ano.
4. Qual a faixa de temperatura ideal para o cultivo da mandioca?
A faixa de temperatura ideal para o cultivo da man-dioca situa-se entre os limites de 20°C e 27°C (média anual), en-quanto está temperatura ótima está em torno de 24°C e 25°C.
5. Qual a faixa mais adequada de precipitação pluvial para o cultivo da mandioca?
A precipitação pluvial é um dos fatores de maior importância para o cultivo da mandioca, por tratar-se de lavoura cultivada quase que