Mancha Característica em Papel de Filtro
Caracterizam-se como lipídios (do grego lípos, gordura animal) um conjunto de biomoléculas orgânicas mais assemelhadas quanto a suas propriedades físicas que quanto às propriedades químicas.
A natureza hidrofóbica de sua estrutura, da qual derivam suas propriedades físicas, bem como o elevado valor energético de suas moléculas, fazem dos lipídios um importante componente da dieta, desempenhando no organismo funções que vão desde a estrutural (interface entre os meios intra e extracelular através de um bicamada lipídica componente da membrana plasmática) e de armazenamento (na constituição do tecido adiposo), até a de isolantes elétricos, reconhecimento celular, co-fator enzimático, dentre outras.
Devido ao caráter heterogêneo dos diversos compostos reunidos sob tal designação, e segundo as propriedades distintas da cadeia carbônica integrante da parte principal de sua estrutura, os lipídios podem ser agrupados em diversas classes. Uma das classificações mais utilizadas é a que leva em consideração a complexidade da estrutura, que divide os lipídios em simples (englobando as gorduras e as ceras) e complexos (da qual fazem parte os fosfolipídios, os glicolipídeos, os sulfolipídeos, aminolipídeos, lipoproteínas e outros).
Os lipídeos definem um conjunto de substâncias químicas que, ao contrário das outras classes de compostos orgânicos, não são caracterizadas por algum grupo funcional comum, e sim pela sua alta solubilidade em solventes orgânicos e baixa solubilidade em água. Fazem parte de um grupo conhecido como biomoléculas. Os lipídeos se encontram distribuídos em todos os tecidos, principalmente nas membranas celulares e nas células de gordura.
A maioria dos lipídeos é derivada ou possui na sua estrutura ácidos graxos. Algumas substâncias classificadas entre os lipídeos possuem intensa atividade biológica; elas incluem algumas das vitaminas e hormônios.
Embora os lipídeos sejam uma classe distinta de biomoléculas, veremos que eles geralmente