análise da mancha
Introdução
Análise de toque ou da mancha (spot test) é um processo de análise em escala semi-micro. Consiste em um método econômico no qual os reagentes e a própria amostra são empregados em gotas, por isso é também chamada de análise da gota e não requer aparelhagem especializada. Uma das principais características do experimento é a formação de manchas coloridas no papel de filtro, por isso o nome “spot test”.
Objetivo do experimento
O experimento realizado objetiva a identificação de amostras de Ni, Cu, Fe e Pb a partir da análise das manchas formadas em uma tira de papel de filtro.
Instrumentos e materiais utilizados
Lima;
Micropipetas;
Caçarola de porcelana;
Conta gotas;
Papel de filtro;
Amostras; e
Reagentes: HNO3, NH4OH, CH3COOH, KI, dimetilglioxima (DMG), ferrocianeto de potássio.
Procedimentos experimentais
Seguindo-se os procedimentos experimentais contidos no roteiro, adicionou-se ácido nítrico às amostras dos metais e esquentou-se cada uma delas em um bico de Bunsen para dissolver os íons metálicos. Após o resfriamento foi adicionada água destilada para dissolver todo resíduo e para efetuar as reações seguintes. No papel de filtro pingou-se uma gota de cada amostra com uma pipeta e adicionou-se os reagentes. A ordem de adição de cada reagente é descrita no roteiro e resumida nos diagramas abaixo:
Resultados e conclusões
Após a realização de todas as análises, concluiu-se que a amostra 1 era de ferro, a 2 de chumbo, a 3 de níquel e a 4 de cobre. Durante a determinação da amostra 3, inicialmente notou-se uma leve coloração azul, mas após