Relatório de separação de sólidos
Centro de Ciências da Saúde
Faculdade de Farmácia
Química Orgânica Experimental I
Docente: Maria Lucia Patitucci
Ana Clara B. Medina Dohler Souza
DRE:---------
Identificação e separação de mistura de sólidos
Rio de Janeiro
2010
Introdução:
Técnicas de Separação e identificação de misturas são processos amplamente utilizados e muito importantes, uma vez que raramente uma substância é encontrada totalmente pura na natureza. Sendo assim, se fazem presentes nas mais variadas áreas de atuação, desde a obtenção do sal a pelas salinas, até obtenções de principio - ativos para manipulação de medicamentos ou investigações envolvendo perícia criminal, por exemplo.
As técnicas existentes são as mais diversas e dependem de fatores dos quais podemos destacar: o tipo de mistura, ligações intermoleculares presentes, solubilidade em diferentes solventes e estado físico das substâncias, assim como pontos de fusão e ebulição.
O presente relatório tem por objetivo esclarecer algumas técnicas para a separação e identificação de sólidos desconhecidos presentes em uma mistura, revelando conseqüentemente os dois compostos presentes na amostra recebida em aula, representada pelo código C-24.
As técnicas apresentadas são, nesse caso, seqüenciadas e compreendem testes de solubilidade, cromatografia em camada delgada, extração reativa por partição, recuperação individual dos sólidos, cristalização, determinação dos pontos de fusão e identificação das substâncias. A amostra analisada é um sólido branco sem aparente odor característico, na forma de um pó fino.
O primeiro teste, relativo à solubilidade em diferentes solventes permite tanto a escolha do melhor solvente orgânico para a realização da cromatografia quanto ajuda na identificação do caráter ácido/base da mistura ou de seus componentes isolados.
Para a solubilização, é necessária a formação de ligações intermoleculares entre o solvente e o soluto analisado, como forças de