MANAUS
ANÁLISE CUSTO-LUCRO-VOLUME
1. CONCEITUAÇÃO
A análise baseada na relação entre custo, lucro e volume consiste na comparação dos diversos resultados que podem ser apresentados por um empreendimento, de acordo com a seleção da alternativa a ser adotada entre as várias disponíveis e que podem envolver diferentes restrições. Essa análise baseia-se na Margem de Contribuição ou Receita Marginal. Devem ser considerados também o comportamento da totalidade dos custos e despesas fixos e sua influência sobre os resultados. Isso significa que os vários níveis de produção, dentro da capacidade máxima instalada, devem ser estudados e comparados para que a alternativa mais viável ou mais conveniente possa ser detectada. De acordo com essa análise, podem ser respondidas perguntas tais como:
a) o empreendimento é viável?
b) qual o produto mais rentável?
c) qual o produto mais lucrativo?
d) quais as conseqüências da retirada de determinado produto de fabricação?
e) variando um tipo de custo, para mais ou para menos, quais são as conseqüências nos resultados da empresa?
f) reduzindo a produção da empresa, quais são as conseqüências nos resultados?
g) qual a ordenação de produção e de vendas dos diferentes produtos que possibilita a mais rápida absorção dos custos e despesas?
h) quando são produzidos diferentes produtos em proporções diferentes, quais as conseqüências no ponto de equilíbrio?
i) considerando as restrições existentes ou que possam surgir, qual o conjunto (mix) de produção que maximiza o resultado?
As respostas a essas perguntas formuladas podem ser obtidas com o conhecimento de alguns parâmetros aliados a algumas técnicas simples de análise que serão desenvolvidas e exercitadas nesta apostila.
Os principais indicadores na análise de custo, volume e lucro são margem de contribuição e o ponto de equilíbrio, formulados a partir dos componentes custo fixo, despesa fixa, custo variável, despesa variável e preço de venda.
Enquanto