mamografia
Mamografia
MÓDULO II
Atenção: O material deste módulo está disponível apenas como parâmetro de estudos para este Programa de Educação Continuada. É proibida qualquer forma de comercialização do mesmo. Os créditos do conteúdo aqui contido são dados aos seus respectivos autores descritos na Bibliografia Consultada.
MÓDULO II
1.0. Processo de Carcinogênese
A palavra carcinogênese é derivada do grego, língua na qual karkinos significa câncer e gênesis significa produção ou origem, portanto é o termo utilizado para produção de carcinoma. Já carcinogenicidade se refere ao poder, habilidade ou tendência para produzir câncer. A principal meta do estudo da carcinogênese é, sem dúvida alguma, a prevenção do câncer.
A vida, desde a mais simples estrutura unicelular até o mais complexo organismo, depende de um processo que lhe é essencial - a homeostase. O equilíbrio entre o crescimento, replicação e morte celular é mantido graças a um complexo e delicado mecanismo de contraposição entre oncogenes e genes supressores de tumor.
Os seres vivos são formados por unidades microscópicas chamadas células, constituídas basicamente por três partes: membrana celular, a parte mais externa; o citoplasma, que é o corpo da célula; e o núcleo, sua parte mais interna, onde estão os cromossomos. Os cromossomos são compostos de unidades menores chamadas genes, por sua vez formados pelo ácido desoxirribonucleico, o DNA. Através do
DNA, os cromossomos transmitem informações relativas à organização, forma, atividade e reprodução celular.
As células do corpo humano se reproduzem por meio de um processo chamado divisão celular. Esse processo é controlado e responsável pela formação, crescimento e regeneração dos tecidos saudáveis do corpo. Em situações como agressões ambientais, exposição a certos agentes biológicos ou mesmo por predisposição genética, o comportamento das células pode alterar-se, perdendo a capacidade de controlar o seu próprio