Acustica e Psicoacustica
INTRODUÇÃO
Acústica: Estudo do som.
Psicoacústica: Estudo da percepção subjetiva do som.
Importância para a Audiologia: Aprofundamento das técnicas empregadas na avaliação e reabilitação auditivas. Ex.: Audiometria – Método dos limites e técnica ascendente/descendente.
SOM
O som é uma onda produzida por uma vibração mecânica de um suporte ou meio, que pode ser sólido, líquido ou gasoso.
A onda sonora é caracterizada pela vibração das moléculas do meio em redor das suas posições de equilíbrio (estado de repouso).
VELOCIDADE DE PROPAGAÇÃO
A onda sonora propaga-se a diferentes velocidades em função de características intrínsecas do meio que atravessa: a compressibilidade (capacidade de voltar à sua forma original após deformação) e a densidade. Estes dois componentes são influenciados por vários parâmetros como a temperatura (T¯D), a pressão (¯P¯D) e eventuais mudanças do meio (¯U¯D).
Num meio como a água, à temperatura ambiente de 20ºC, uma onda sonora propaga-se a 1500 m.s-1 e a velocidades ainda mais elevadas em meios mais densos porque seu coeficiente de compressibilidade é muito baixo.
IMPEDÂNCIA ACÚSTICA
Cada meio caracteriza-se por uma resistência à passagem do som chamada impedância acústica. Ex.: Ouvido - Ar/Líquido Ultrassom - Ar/Pele
PERÍODO
O período, que se assinala como T, é o intervalo de tempo entre dois estados vibratórios sucessivos e idênticos, ou seja, que têm a mesma amplitude.
FREQUÊNCIA
A frequência é o número de períodos por unidade de tempo, o que corresponde ao inverso do período: f=1/T, onde f é a frequência em Hertz (Hz) e T o período em segundos (s).
COMPRIMENTO
O comprimento de onda é a distância que separa duas moléculas sucessivas no mesmo estado vibratório (mesma pressão e velocidade acústica) ou a distância percorrida pela onda durante um período.
PRESSÃO X POTÊNCIA x INTENSIDADE
A pressão é a tensão aplicada à superfície de um corpo. A potência